Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ROTEIRO DE FÉRIAS

Hoje quero compartilhar com vocês um lugar esplêndido que conheci, a Praia da Caçandoca em Ubatuba!!!!
Localiza-se a 32 km ao sul do centro de Ubatuba, acesso a partir da Br-101 na altura do Km 77 seguir por estrada de terra por 6 Km, por outras palavras, para quem vem de Caragua, antes de chegar em Maranduba tem as placas indicando,é uma estrada de terra, eu achei de dificil acesso (talvez por ter chovido) e parecia que nunca ia chegar (até deu um medinho hehe) esse percurso pode ser feito todinho de carro, até á praia.
A praia da Fazenda da Caçandoca está localizada dentro de uma área reconhecida como o primeiro Quilombo do Litoral Norte.





Um pouco sobreo os Quilombos:
""Quilombo é o local de refúgio dos escravos negros brasileiros no período colonial. Eles representaram uma das mais importantes formas de resistência à escravidão. Buscavam a liberdade e uma vida com dignidade, resgatando a cultura que deixaram na África. Embrenhados nas matas virgens, as comunidades se transformaram em prósperas aldeias, dedicando-se à economia de subsistência.
O Quilombo da Caçandoca em Ubatuba foi reconhecido, em laudo antropológico em 2000. Porém, a história dessa comunidade remete ao ano de 1858, quando o português José Antunes de Sá comprou a Fazenda Caçandoca.
A fazenda abrigava uma casa-sede e um engenho, sendo dividida em três núcleos administrativos. Cada filho de José Antunes de Sá: Isídio, Marcolino e Simphonio administrava um núcleo. Eles tiveram vários filhos “bastardos” com as mulheres negras que trabalhavam nas terras, além dos legítimos, frutos de casamento com mulheres brancas.
A fazenda produzia café e aguardente de cana-de-açúcar. Foi desmembrada em 1881, data do primeiro inventário do local. Filhos e netos legítimos do proprietário da fazenda herdaram parte das terras, mas nem todos permaneceram nelas. Os que permaneceram, ficaram na condição de posseiros, com autorização para administrar seu próprio trabalho.
Os filhos bastardos e os ex-escravos deram origem às 32 famílias que hoje formam o Quilombo da Caçandoca, com cerca de mil remanescentes. As famílias compartilham uma área de reserva florestal, administram hortas caseiras e até pouco tempo atrás faziam o manejo do palmito ‘jussara’.
As casas das famílias não têm luz elétrica nem água encanada. São feitas de pau-a-pique, de tábuas cobertas com calhetão ou de alvenaria. A comunidade sobrevive da pesca, marisco e agricultura familiar, voltada para o autoconsumo. Outra parte das quilombolas faz serviços domésticos em casas de veraneio nas praias vizinhas como Pulso, Caçandoquinha, Bairro Alto, Saco da Raposa, São Lourenço, Saco do Morcego, Saco da Banana e Simão.

Até meados da década de 1990, havia na comunidade duas escolas municipais de Ensino Básico. Elas foram fechadas sob a alegação de que o número de alunos era insuficiente. As poucas crianças que freqüentam escola precisam caminhar até a praia do Pulso e seguem com um ônibus até o bairro da Maranduba. Ainda hoje, a reabertura das escolas é reivindicada pela comunidade.

Outros problemas na comunidade tiveram início na década de 1970 com a construção da rodovia BR-101, que interliga a cidade de Santos à capital do Rio de Janeiro. Quilombos foram expulsos da terra. Hoje, os 890 hectares do território quilombola na Caçandoca, estão sendo disputados por uma imobiliária.

E o que mais eu adorei imaginem??!!
Algumas mulheres da Caçandoca fazem artesanato para vender na cidade. São colchas e panos de enfeite feitos com retalhos, a palha da banana se transforma em balaios e descansos de panela, as cortinas são enfeitadas com conchas e a bolsa é produzida com ‘anel’ de latinha. A arte é ensinada de mãe para filha. E lá mesmo tem uma casinha de pau a piquê com venda dos artesanatos e eu não pude deixar de adquirir um deles.....escolhi este móbile que está agora enfeitando minha área hehe.........


RECOMENDAÇÃO:
Se chover não desça, pois você correrá o risco de dormir na praia :(...leve repelente e sacolinhas para trazer seu lixo....não deixe seu lixo lá!!!!!!!!!!!
E do resto...... é só desfrutar desta maravilhosa obra de Deus!!

Se eu voltaria???...Com certeza!!!!

PS:se alguém achar um par de havainas marrom lindo é meu tá rsrsrs.......


bjssssssssssssssssss e Fiquem, com Deus.......


passe o mouse em cima das fotos..







................................

Férias Brasil

Um comentário:

Que bom que vai comentar!!
Fico muito feliz... :D
Se tiver blog deixe o endereço que retribuirei a visita...♥♥