Translate

sexta-feira, 19 de março de 2010

              
Hoje se comemora o dia do artesão,  por isso vim correndinho até aqui para colocar algumas informações básicas que achei nesse meio de comunicação maravilhoso do século XXI chamada :INTERNET...E viva a internet! e viva a Criatividade! os Dons! e a Saúde, que é muito importante, porque com saúde podemos colocar em pratica todas as nossas idéias.
                       
 FELIZ DIA DO ARTESÃO!!!...                                            

                             UM POUQUINHO DE HISTÓRIA
 Os primeiros artesãos surgiram no período neolítico (6.000 a.c) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica como utensílio para armazenar e cozinhar alimentos e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais. No Brasil, o surgimento do artesanato ocorreu, também, neste período. Pesquisas permitiram identificar uma industria lítica e fabricação de cerâmica por etnias de tradição Agreste que viveram no sudeste do Piauí a 6000 a.c.

                                            UM POUCO MAIS RECENTE
  Os índios foram os nossos primeiros artesãos. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram uma civilização que dominava a arte da pintura utilizando os pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica.


 ARTESÃO ARTISTA:é aquele que por sua criatividade, originalidade,graciosidade e perícia produz peças que provocam profundo sentimento de admiração naqueles que as observam.Exemplos :talhadores, gravadores, escultores, pintores... etc....

ARTESÃO ARTESÃO: é aquele que trabalha em série, muitas vezes com ajuda de ferramentas e mecanismos rudimentares, produzindo dezenas de peças, centrado mais no aspecto utilitários das peças que produz que em despertar no observador o sentimento de beleza

ARTESÃO SEMI INDUSRTRIAL:é aquele que trabalhando a partir de moldes ou de outros processos semi-industriais reproduz dezenas de peças iguais. Ex:peças utilitárias de cerâmicas produzidas de forma semi industrial (tigelas , potes, jarros, etc)
 Fonte :www.geranegocio.com.br/html/arte/p1.html

"A inspiração existe, porém tem que encontrar-se trabalhando."
( Pablo Picasso )

"Na arte a mão nunca pode executar algo superior ao que o coração pode inspirar."
( Ralph Waldo Emerson )

"Toda a obra de arte é uma personalidade. O artista vive nela, depois dela ter vivido longo tempo dentro dele. "
( Vargas Vila )

                                                                                                               
                                                   

Um comentário:

  1. oi Sil...
    Tem um mimo para vc lá no meu bloguinho...passa lá!!
    parabens pelo seu dia sua Arteira...
    Que deus lhe conceda mais e mais criatividade...bjos

    ResponderExcluir

Que bom que vai comentar!!
Fico muito feliz... :D
Se tiver blog deixe o endereço que retribuirei a visita...♥♥