Voltando para o meu blog que há muito tempo não faço um post.
Que saudades de dedilhar nas teclas do computador para fazer uma postagem aqui, por isso quero compartilhar com vocês um pouco, apenas um pedaço, que me fez pensar e repensar em desistir do blog, do artesanato, mas DEUS É BOM E SUA MISERICÓRDIA dura para sempre e estou aqui novamente....
E VAI VALER A PENA!
E quando tudo parece parar,
assim, daquele jeito, como se não quer...
mas já parando, acabando, terminando e excluindo....
Pois amados seguidores e visitantes era exatamente isso que estava prestes a acontecer com o Madeira tinta e arte.
Muitas coisas sobrevieram em minha vida, uma delas a perda de meu irmão para o câncer, Marcos o nome dele .... aaah quanta saudades!!
Sei que muitos que o conheciam poderá dizer que ele era um cara digamos um pouco difícil, dava um pouco de trabalho mas esses créditos dou ao álcool, as vezes ficava agressivo devido a bebida,
sim meu irmão no auge de seus 53 anos, solteiro, sem filhos vivia na casa de meu pai e era um alcoólatra.
Por muitos anos a bebida o sucumbiu de uma forma deprimente, dilacerou a família, minha mãe que presenciou muitos momentos dele e "com ele" mas ela não presenciou a doença pois
DEUS a recolheu há um tempo, mas meu pai ....principalmente meu pai, viu, presenciou o sofrimento e agonia dessa doença em um de seus filhos.
Mas o que dizer do Marcos?
Foi alguém que as pessoas respeitavam antes da bebida entrar em sua vida, dava -se créditos a ele em suas conversas, em seu trabalho, era uma pessoa sociável mas a bebida sorrateira e "livre" como ela é, foi batendo em sua porta devagar e encontrou espaços vazios que a vida foi deixando e que ele nunca teve coragem e nem forças para superar e ser forte o bastante para enfrentar, nada em especial que eu saiba, mas apenas a vida!!.
Para algumas pessoas viver é muito difícil e precisam recorrer ao insano, no caso do meu irmão a bebida!!
Não começou com uma garrafa de cachaça mas sim com um copo de cerveja,
ainda me lembro como ele era, me presenteava sempre, sou caçula de nove irmãos e ele o segundo mais velho, foi ele que me ensinou a ver as horas em relógio analógico, e me ensinou a falar direito liquidificador, sim, um cara que um dia foi gentil.
Mas meus amados um alcoólatra nunca começa tomando varias garrafas mas sim um copo....apenas um copo, depois a necessidade de algo mais forte e em alguns casos até mesmo uma garrafa de álcool desses para fazer a limpeza de casa vira um refugio para um alcoólatra! Sem forças para enfrentar e lutar e pedir ajuda ou ao menos deixar ser ajudado, algumas coisas foram embora de sua vida, a auto estima, a convivência com a família, a perda da esperança, a única esperança que ficou foi o álcool, que o dilacerava de dentro para fora, tanto o corpo como a alma.
Ele já não nos era tão acessível , ele se tornou alguém distante e com um mundo particular que somente ele podia entrar!!
Marcos foi diagnosticado com câncer, não me lembro quando, talvez uns 2 anos antes de sua morte.
Marcos solteiro 53 anos
Nos deixou no dia 22 de Outubro de 2013
Causa da morte?
Caquexia cancerosa,
neoplasia cabeça e pescoço,
desidratação.
"A caquexia é caracterizada por:
Perda de peso; Atrofia muscular; Fadiga; Fraqueza e; Perda de apetite, Diversas doenças estão associadas a caquexia entre elas o câncer!
Neoplasia cabeça e pescoço, Definição:
Câncer de cabeça e pescoço compreende um grupo heterogêneo de tumores classificados por localização, a saber: cavidade oral; nasofaringe; orofaringe; hipofaringe; laringe; cavidade nasal e seios paranasais; glândulas salivares.
Fatores de Risco:
O tabagismo e o etilismo são de longe os principais fatores envolvidos com o câncer de cabeça e pescoço. O efeito combinado é multiplicativo, sendo que o risco de desenvolver este tumor entre tabagistas e etilistas é até 200 vezes maior em relação aos não-tabagistas e não-etilistas.
Outros fatores conhecidos são as infecções virais (em particular o HPV, papilomavírus humano, relacionado ao câncer de orofaringe), exposição ocupacional, exposição à radiação, fatores dietéticos e susceptibilidade genética.
Saiba mais neste site:
http://www.grupocoi.com.br/
Muitas coisas é preciso saber, é preciso reconhecer que podemos nos ajudar,ajudar nosso corpo a ser saudável.
" Mas esse mal que atinge milhares de famílias, que destrói casamentos, sonhos de muitas crianças que por presenciarem tal comportamento de seus pais, irmãos..... Crianças que precisam conviver com a ansiedade de esperar o entardecer para seu ente querido chegar em casa alcoolizados, embriagado e muitas vezes agressivo, muitas das vezes essas crianças passam necessidades em casa, mas para a bebida meus amados sempre se tem um jeito, sempre tem aquele "amigo" que paga uma dose ou varias.
Vários estudos já foram realizados para se saber as consequências do alcoolismo em filhos de alcoólatras, se foi constatado que as chances dessas crianças desenvolverem depressão, suicídio, desordens alimentares, ansiedade, fobia social e para o desenvolvimentos de comportamento violentos, dependência química, envolvimento com acidentes e gravidez na adolescência, são muito maiores do que em filhos de não alcoólatras.
Evidencias muito triste é saber que as chances de um dia essa criança se render ao álcool, ou dependências químicas é muito maior , é triste e preocupante!
Hoje se compra abertamente qualquer tipo de etílico, no supermercado, no bar da esquina, na padaria e o pior nossas crianças estão vendo e aprendendo.....
Um pouquinho de minha história, do que minha família passou, embora eu more longe de minha família e não pude estar com eles nos momentos mais difíceis, mas meu coração estava lá com eles todos os dias em todo momento, e DEUS nos sustentou!!
Meu irmão levou um fim triste para alguém que poderia ter uma vida diferente e livre...livre para amar a vida!! Foi cuidado e amparado pelo meu irmão mais velho o José nome lindo!! José Antonio meu irmão, o alimentou, o limpou em seus últimos dias e ouviu suas ultimas palavras quase sufocantes mas ele conseguiu dizer em seus ouvido:
MUITO OBRIGADO !!
E dois meses depois meus amados, no dia de Natal perdemos nosso sobrinho querido, mas deixarei para o próximo post.
Estou aqui voltando de mansinho com DEUS sempre a me guiar, a saudade é imensa e a dor não passa apenas se transforma, e a cada dia esta sendo transformada em coisas belas, eu creio.
Um grande abraço para todos que passaram por aqui e para todos que sempre estiveram.
Silmara, você disse tudo, o vício do álcool, acabou com nosso irmão, junta-se a isto o tabagismo e creio, uma desilusão amorosa. Tudo isto transformaram o Marcos em um "zumbi". Infelizmente, aquele cara trabalhador, inteligente, culto, sempre bem informado, foi transformado em um "zumbi". Não comia, não dormia e não se relacionava mais com quase ninguém. Por fim o "câncer" o levou, mas creia, tenho e sinto saudades do meu irmão Marcos. Um beijo Mano, nos veremos um dia !!!
ResponderExcluir